sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Cuscuz

Quando você vai hidratar o cuscuz você coloca água??? Não faça isso minha amiga, quer uma dica para deixá-lo mais saboroso?
Verta caldo de galinha (ou de carne ou de legumes) sobre ele, misture bem com um garfo, tampe o recipiente e deixe por 5 minutos!
O cuscuz irá absorver o sabor do caldo e ficará muito melhor.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Comida sem sabor?

Sabe quando você prepara um prato, com todo amor e carinho, mas quando prova sente que falta alguma coisa mas não sabe ao certo o que é?
Pensa....falta sal será???? Não me parece....e não é mesmo!!!
Considere usar algo ácido, como: limão, vinho ou vinagre - são ótimas opções para melhorar o sabor de um prato.
O sal traz o sabor dos alimentos, ativando as papilas gustativas e, assim, ampliando o gosto da comida. Enquanto o ácido realça e equilibra o sabor dos pratos.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Batatas fritas




Gente hoje o assunto é bem light: nada mais nada menos que batata frita!!!
Suas batatas ficam murchinhas e sem gracinha depois de fritas???? Seus problemas acabaram.
Basta cortá-las do modo que quiser (rodelas ou palitos), coloque-as num banho de água fria com uma colher (sopa) de sal por, pelo menos, 30 minutos.
Depois seque-as com um pano de prato limpo (por favor né!), pois caso contrário, ao fritar, podem espirrar óleo para todo lado, inclusive em você e não queremos ninguém queimado, não é verdade?
Proceda à pré-fritura, fritando as batatinhas em óleo a 150C, deixando por 5 minutos depois que começar a borbulhar. Tirar do óleo. Depois faça a fritura a 180C - quando o óleo estiver quente, adicione as batatinhas pré fritas e frite-as até dourar.
Tempere-as a seu gosto ainda quentinhas.
Resultado: batatas crocantes por fora e molinhas por dentro!

Mas olha lá hein, não é para comer 1kg de batata de uma vez. Comam com moderação.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Gengibre

Olá amigas, hoje vou falar do gengibre, um vegetal nativo da Ásia de sabor picante.
Tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Mas como descascá-lo? não vá pegando uma faca e decapitando o coitado. É só pegar uma colher (pode ser de chá) e passe, com o lado côncavo voltado para o gengibre, e pronto! Viu como é fácil?

Então você me pergunta, mas como devo guardá-lo? E eu te respondo: na gaveta de legumes, da sua geladeira, poderá ser conservado por alguns dias. Mas se você precisa de um armazenamento que dure mais tempo é só guardar (com casca) no freezer.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sanduíches

Sabe quando você prepara aquela bela sanduíche, embrulha com todo amor e carinho, leva para passear no seu trabalho e quando está pronta para devorá-la está húmida e mole????
Seus problemas acabaram minha cara amiga (ou amiga cara?)...simplesmente barre as fatias de pão com: manteiga ou maionese ou mostarda ou cream cheese...e recheie a seu gosto. Depois embrulhe em película ou papel alumínio.
Viu como é simples?

    

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Melão

O nosso amigo melão, com seu sabor suave e textura sumarenta pode ser consumido em várias maneiras: sucos, batidos, sopas, saladas, cocktails, gelados, in natura e o que a sua imaginação e apetite desejar.
O melão possui propriedades benéficas para a saúde, contendo vitaminas e minerais que ajudam nas mais diversas patologias, a saber:

  • é laxante e diurético: limpa e depura o organismo de substâncias tóxicas e resíduos. Indicado para problemas de rins e coração.
  • tem ação preventiva: graças aos antioxidantes que possui, previne alguns tipos de cancro. Quanto mais amarelo ou alaranjado for, mais betacarotenos contém, prevenindo ativamente o envelhecimento celular.
  • revitaliza, rejuvenesce e fortifica: melhora o estado geral da pele. O cabelo e as unhas ficam fortalecidos e ajuda ainda a fortalecer os ossos e os dentes devido ao cálcio que possui.
  • refresca e hidrata: tem propriedades refrescantes e hidratantes, pois possui mais de 90% de água na sua composição, sendo, por isso, ideal para as épocas de muito calor.
  • e mais: fonte de vitamina A e C, protege a visão e age contra infecções. Por conter fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, colite, cistite e infecções ginecológicas e para diabéticos e hipertensos.
  • para emagrecer: é ideal para desinchar o corpo, tornando-se um aliado na conquista de um ventre mais liso (atenção mulherada amiga). E por ter poucas calorias - apenas 27 numa fatia de 100 gramas - não engorda e facilita a perda de peso. Por ser rico em pectina, aumenta rapidamente a sensação de saciedade.
Como escolher: 
Escolha um melão que apresente a casca firme, sem rachas, partes moles ou furos, que ceda quando se comprime na extremidade (sinal de que está maduro) e que tenha um aroma agradável e suave. Evite os que tenham a casca mole ou aroma muito intenso. Escolha o mais pesado.

Como conservar:
Conservar num lugar fresco e arejado. Não deve ser conservado na geladeira (epa), pois pode alterar o seu sabor. A não ser que já esteja bem maduro ou se já tiver sido aberto. Cobrir com película aderente para não absorver odores de outros alimentos.

Vou já comer o meu!


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A prova dos 5

Ingerir 5 porções de fruta e/ou legumes DIARIAMENTE contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, além de renovar as suas energias e poder ajudar no combate à obesidade.
Tão importante quanto consumi-los em quantidade é consumi-los em variedade, já que nenhuma fruta ou legume tem, por si só, todos os nutrientes que caracterizam este vasto grupo de alimentos.
Para tornar a sua ingestão o mais diversificada possível deverá optar por hortofrutícolas de diferentes cores, pois a cada uma corresponde um perfil nutricional distinto. Quanto mais colorido for seu prato melhor!
Uma alimentação saudável não é sinônimo de restrição alimentar, basta apenas racionalizar o consumo e poderá desfrutar de todos os alimentos que fazem parte da sua tradição - sem exageros!
E afinal de contas o que é uma porção????

  • 80g de frutas, hortícolas ou legumes frescos ou congelados
  • 80g de frutas, hortícolas ou legumes enlatados e escorridos
  • 30g de frutas desidratadas (alperces, passas...)
  • 80g de leguminosas cozidas (feijão, favas, lentilhas, soja, grão...)
  • 150ml de suco natural ou sucos 100% (ambos sem adição de açúcar)



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vinho tinto

De todas as bebidas alcoólicas o vinho tinto é o mais favorável à saúde.
Ebaaaaaaaa, vou beber uma garrafa por dia uhuuu....epa calma lá que não é bem assim....Isto se for consumido às refeições e COM MODERAÇÃO, ou seja, uma tacinha à refeição (250 ml,ao dia, para os homens e 200 ml para as mulheres - até aqui a gente sai perdendo!) e por pessoas que não apresentem contraindicações na sua ingestão.
A reduzida dose de álcool e os polifenóis...quem? - substâncias naturalmente presentes principalmente na casca e nas sementes das uvas vermelhas - são os grandes responsáveis pelos benefícios do vinho para a saúde.
Dentre os benefícios destaca-se a redução do LDL ("mau colesterol") e o aumento do HDL ("bom colesterol"), sendo assim ocorre a diminuição de riscos de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais.
Porém, antes de sair enchendo a cara, convém consultar seu médico de confiança.
Tim tim!



sábado, 2 de agosto de 2014

Beba....água

A água possui um enorme valor à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. Sem água não haveria vida no planeta. Cerca de 70% da superfície da terra é composta por água, porém apenas 3% é água doce, e somente 1% encontra-se nos rios, lagos e aquíferos subterrâneos - disponível para consumo humano. Então imagina dividir este 1% pela população mundial: 7 bilhões de habitantes?
Por isso devemos consumi-la com respeito, inteligência e de forma racional, sem desperdício. Devemos preservá-la, deixando nosso legado aos nossos filhos, netos, bisnetos....Já pensou a vida sem água? Impossível e só damos valor quando ficamos sem.

Benefícios da água no nosso corpo:

1 - Mais de 60% do corpo humano é constituído por água, portanto ela é indispensável para manter o bom funcionamento do nosso organismo.
2 - Tem a função de distribuir os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo.
3 - Ajuda a regular a temperatura corporal.
4 - Elimina as toxinas através da urina e da transpiração.
5 - Estimula o trânsito intestinal (não deixa ele ficar congestionado como o trânsito de São Paulo ou Nova Iorque...)
6 - Equilibra o organismo, tornando-o mais resistente e funcionando melhor - facilita a digestão.
7 - Hidrata a pele, atrasando o seu envelhecimento.
8 - Combate acne, estrias e celulite (mulheres amigas atenção à este tópico!)
9 - Melhora o funcionamento dos rins - prevenindo o aparecimento de pedras.
10 - Ajuda a emagrecer.

Tá bom ou quer mais?

Procure beber, no mínimo, 2 litros de água diariamente. Não espere sentir sede para beber, pois isso significa que o seu organismo já está desidratado.
Podemos ingerir "água" de outras formas: consumindo frutas que contenham água em sua composição (tais como: melancia, laranja, cereja, uva, morango, melão, abacaxi, goiaba, banana, pera); consumir legumes e vegetais ricos em água (tais como: pepino, abóbora, aipo, rabanete, tomate, couve-flor, nabo, cenoura); tomar sumos de frutas naturais, chá (sem cafeína), leite.

Ufa, fiquei com sede...


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Legumes

Os legumes são indispensáveis na nossa alimentação e se forem grelhados ainda melhor.
O leque de opções é muito amplo, bastando algumas gotas de azeite extra virgem e um pouco de sal e pimenta.
Podemos grelhar: pimentos, courgettes, beringelas, aspargos....use sua criatividade, só não vai grelhar os seus dedinhos hein!
Estes alimentos são fornecedores de minerais, de algumas vitaminas, de diversos compostos antioxidantes e de fibra. Além disso, apresentam quantidades relativamente reduzidas de calorias, revelando-se aliados essenciais para a prática de hábitos alimentares saudáveis, pois permitem aumentar o volume de alimentos ingeridos sem que tal se repercuta numa refeição calórica.



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sardinha




Este peixe pequenino e cheio de espinhas apresenta importantes características nutricionais, constituindo uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de gorduras insaturadas, de vitaminas e sais minerais.
A gordura dela é constituída por um conjunto de ácidos gordos, salientando o ômega 3 que, para além da sua importância nutricional, são também benéficos para a saúde.
Existem vários estudos que comprovam os efeitos benéficos do ômega 3 na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.
Uma boa notícia para quem não gosta muito de comer sardinha fresca, essas funcionalidades também aparecem na sardinha em conserva!


As sardinhas assadas são um prato tradicional na cozinha portuguesa. Os portugueses a colocam sobre uma fatia de pão e já está. Só falta um copinho de vinho.



Olha que boa notícia minha amiga: 3 colheres de sopa (cerca de 60 gramas) de atum em conserva tem 131 calorias (o que não é muito). Agora quer ficar mais feliz ainda? A mesma quantidade de sardinha em conserva tem 104 calorias! Sobra uns trocos para comer um chocolatinho (meio amargo claro!).




quarta-feira, 30 de julho de 2014

Assar ou fritar?

Assar na brasa é um dos métodos de confecção mais saudáveis que existe, pois não implica a utilização de gordura.
Porém, é importante alertar que se for usar carvão (já que vai assar na brasa!) deverá manter o alimento a uma distância de 20 centímetros das brasas, cozinhando assim em temperatura moderada e sem queimar o alimento, pois a parte queimada contém substâncias cancerígenas (podendo causar câncer de pâncreas, próstata, colorretal e mama).
Se você se distraiu no bate papo com o amigo, ou num copinho a mais e acabou queimando seu alimento, tire a camada queimada, ou se for muito, deite fora o alimento e comece de novo - desta vez tendo mais cuidado hein!
Atenção, não é somente o alimento carbonizado que é perigoso, qualquer alimento cozido por muito tempo e em alta temperatura pode fazer mal à saúde.


terça-feira, 29 de julho de 2014

Biscoitos e bolachas sempre frescos e crocantes



Imagina você minha amiga, naqueles dias que só te apetece se afundar em um pacote de biscoitos recheados e quando dá a primeira mordida...está murcho! Que tristeza ainda maior não é mesmo?




Mas você pode evitar que isto aconteça seguindo os simples truques abaixo:

1 - Manter os pacotes, que ainda não foram abertos, na despensa longe da luz e da umidade.
2 - Caso você já tenha atacado o pacote e não quer comer tudo de uma vez (pois você é uma pessoa consciente) pode guardar em potes de vidro ou de plástico bem fechadinho, dentro ou fora do frigorífico.
* Quando meus pais estão me visitando o pote fica fora do frigorífico, pois não cabe nem uma "mosca" dentro, mas quando estou sozinha sobra bastaaaante espaço e posso conservá-los no friozinho.
3 - Coloque uma folha de papel absorvente no fundo do pote OU uma fatia de torrada - pois eles absorvem a umidade.
4 - Mesmo que seu biscoito esteja murcho não se desespere e não o jogue fora, experimente colocar por 30 segundos no microondas, espere esfriar e prontinho, pode comer.
5 - As bolachas amanteigadas conservam-se melhor numa lata ao invés do plástico.






segunda-feira, 28 de julho de 2014

Massas

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como cozer uma massa. Pois minha querida amiga, com as dicas abaixo, seus problemas acabaram e você não irá mais errar.
Anota aí:

1- Use, de preferência, uma panela grande e funda para garantir que a massa tenha espaço suficiente para cozer e não grude uma na outra, como se fossem amigas inseparáveis!
2 - Utilize a regra do 1/10/100. O que??? simples assim: 1 litro de água para 10g de sal e 100g de massa e assim sucessivamente...tem que usar bastante água mesmo, como se a massa estivesse a brincar numa piscina.
3 - Adicione o sal e a massa quando a água levantar fervura. Deixe a água ferver não fique com medo, a massa gosta de água fervendo e mexa a massa de vez em quando, com um garfo comprido para não se queimar, para que não grudem.
4 - Não tampe a panela.
5 - Respeite o tempo de cozedura descrito na embalagem, se diz que são 8 minutos marque 8 minutos (use um temporizador para marcar o tempo se ainda não tem prática). Não deixe mais do que o tempo indicado para que a massa fique al dente (ligeiramente dura) e não "al banguela"!
6 - Lembre-se que o tempo de cozedura da massa fresca é bem menor que o tempo para a massa seca.
7 - Escorra, num passsador, com muito cuidadinho e logo de seguida misture ao molho (eu prefiro assim, pois ela se incorpora melhor o molho....huuummm, fiquei com fome). Se achar que o seu molho está muito seco, use um pouco da água de cozedura da massa para melhorá-lo.
8 - Quando for comer uma massa longa NUNCA a corte com uma faca - isso é a pior falta de respeito que você poderia fazer perante um Italiano!

Agora que vocês já sabem o segredo, mãos à massa




segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nosso amigo pêssego

Nativos da China (referências que remontam ao século XX a.C.), os pêssegos eram apreciados pela nobreza e considerados como símbolo de longevidade e imortalidade!
Na Idade Média os curandeiros diziam que o pêssego era um fruto venenoso, mas nos séculos XVI e XVII, já cultivados em todo o Velho Continente, eram apreciados por todos e a França tornou-se o principal centro de produção da espécie. Na Inglaterra, durante o reinado da Rainha Vitória, tornaram-se um símbolo de requinte, sendo servidos em jantares de cerimônia.
Podem ser consumidos de diversas formas: ao natural, saladas de frutas, sumos, smoothies, saladas, grelhados, enlatados em calda, geleia, compotas, licores e cocktails, desidratados, chá (as flores do pessegueiro são calmantes - olha essa eu não sabia).
Apesar de sua doçura não é calórico, podendo ser usado em dietas de emagrecimento, uma vez que atua como diurético, laxante e depurativo. Constituído por 87% de água.
Devido sua cor, possui betacaroteno, que lhe confere uma ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas, cardiovasculares e oncológico (como cancro de mama e cólon).
Também funciona como anti-inflamatório, ajuda a evitar problemas do sistema nervoso, combate a insônia (nossa vou comer uns 10 por noite!) e melhora o estado de ânimo (talvez eu aumente a dose para 20 unidades ao dia!), protege o sistema imunológico e a saúde dos olhos e também auxilia na manutenção da beleza da pele, cabelos e unhas (gente o pêssego é tuuuuuuuuuudo de bom!).

Os famosos pêssegos Melba

São uma das mais célebres criações da cozinha francesa, nascida do famoso cozinheiro e gênio criativo Auguste Escoffier, em 1983 no Hotel Savoy de Londres, em homenagem à soprano australiana Nellie Melba.
A receita original consistia em pêssegos embebidos num xarope de baunilha, servidos numa taça sobre uma camada de gelado de baunilha (precisa mais alguma coisa?).
Anos mais tarde, não é que nosso amigo Escoffier decidiu aperfeiçoar a sua criação e acrescentou um coulis de framboesa!


  1. Como escolher:
Não devem ter sinais de desidratação, podridão ou bolor. Devem ceder ligeiramente ao toque e ter um aroma forte (a que??? peixe?? não né minha amiga, a pêssego claro!)

    2.  Como conservar:

Se estiverem verdes, não guarde no frigorífico, pois devem amadurecer à temperatura ambiente. Depois de maduros, aí sim, devem ser guardados no frigorífico e consumidos em curto espaço de tempo.

Prontos para atacar o pêssego? Não tem aí no Brasil agora? Aqui em Portugal a produção começa em maio e dura até finais de setembro.
Mas ainda não vou comer pois tenho meia melancia para devorar sozinha!









domingo, 20 de julho de 2014

Don't cry for me cebolita

Quer aprender a cortar cebola facilmente sem QUASE chorar? Eu choro tooodas as vezes, não adianta já tentei de tudo. Minha última invenção foi colocar óculos de natação, realmente e milagrosamente não chorei mas quase cortei meus dedinhos fora pois a lente atrapalhou um bocado! No final todos choram, só os insensíveis que não derramam uma lágrima.

Gosto de cortar com a faca para treinar agilidade mas confesso que quando tenho que cortar muitas prefiro usar o mixer que é rapidinho e ELE não chora nem um pouco!

Quer aprender a cortar cebola com Gordon Ramsay, então assista ao vídeo abaixo:


Quer aprender com mais agilidade? Então assista ao vídeo de Jamie Oliver, mas já vou avisando - não queira ser um ninja da faca logo de cara senão ficará sem dedinhos para segurar a cebola:


Por favor, não tente fazer isso em casa:



Vá lá, o que está esperando para começar a praticar?

Boa sorte e cuidado com os dedos.


Hoje é dia de melancia

A melancia é um alimento saudável e cheio de nutrientes, que proporciona variados benefícios à saúde humana.
Rica em vitamina A e betacaroteno, vitaminas B e C, fibras, ferro, fósforo, potássio e magnésio.
Contém LICOPENO - potente antioxidante - que previne e ajuda a combater vários tipos de câncer ou cancro (próstata, estômago, pâncreas, bexiga, mama).
Excelente forma de hidratar o organismo, uma vez que é composta por mais de 90% de água! Estimulando, desta forma, os rins a trabalharem melhor e ajudando a prevenir e combater a retenção de líquidos.

TOP 10 de melancia:

  1. ajuda a regular a pressão arterial
  2. ajuda a reduzir os níveis de colesterol
  3. ajuda a prevenir e a combater a anemia
  4. ajuda a limpar os rins e a prevenir distúrbios renais
  5. ajuda a prevenir e a combater problemas de disfunção erétil
  6. ajuda a prevenir e a combater vários tipos de câncer 
  7. ajuda e diminuir os níveis de açúcar no sangue (excelente para os diabéticos!)
  8. auxilia no combate aos radicais livres - ajudando a combater o envelhecimento
  9. muito nutritivo e com poucas calorias (excelente para emagrecer)
  10. ajuda e prevenir a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual devido a danos na retina)
O que vocês estão esperando para comer uma bela fatia??? Vou já pegar a minha...


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cozinhas maravilhosas

Para mim, que sou Economista e Cozinheira, a cozinha é a alma da casa - é onde geralmente as visitas acabam por ficar. Portanto deve ser tratada com muito amor e carinho, bem decoradinha, com bons utensílios e, principalmente, muuuuitos penduricalhos.
Segue abaixo alguns exemplares para sonharmos acordados....