quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sardinha




Este peixe pequenino e cheio de espinhas apresenta importantes características nutricionais, constituindo uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de gorduras insaturadas, de vitaminas e sais minerais.
A gordura dela é constituída por um conjunto de ácidos gordos, salientando o ômega 3 que, para além da sua importância nutricional, são também benéficos para a saúde.
Existem vários estudos que comprovam os efeitos benéficos do ômega 3 na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.
Uma boa notícia para quem não gosta muito de comer sardinha fresca, essas funcionalidades também aparecem na sardinha em conserva!


As sardinhas assadas são um prato tradicional na cozinha portuguesa. Os portugueses a colocam sobre uma fatia de pão e já está. Só falta um copinho de vinho.



Olha que boa notícia minha amiga: 3 colheres de sopa (cerca de 60 gramas) de atum em conserva tem 131 calorias (o que não é muito). Agora quer ficar mais feliz ainda? A mesma quantidade de sardinha em conserva tem 104 calorias! Sobra uns trocos para comer um chocolatinho (meio amargo claro!).