sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Melão

O nosso amigo melão, com seu sabor suave e textura sumarenta pode ser consumido em várias maneiras: sucos, batidos, sopas, saladas, cocktails, gelados, in natura e o que a sua imaginação e apetite desejar.
O melão possui propriedades benéficas para a saúde, contendo vitaminas e minerais que ajudam nas mais diversas patologias, a saber:

  • é laxante e diurético: limpa e depura o organismo de substâncias tóxicas e resíduos. Indicado para problemas de rins e coração.
  • tem ação preventiva: graças aos antioxidantes que possui, previne alguns tipos de cancro. Quanto mais amarelo ou alaranjado for, mais betacarotenos contém, prevenindo ativamente o envelhecimento celular.
  • revitaliza, rejuvenesce e fortifica: melhora o estado geral da pele. O cabelo e as unhas ficam fortalecidos e ajuda ainda a fortalecer os ossos e os dentes devido ao cálcio que possui.
  • refresca e hidrata: tem propriedades refrescantes e hidratantes, pois possui mais de 90% de água na sua composição, sendo, por isso, ideal para as épocas de muito calor.
  • e mais: fonte de vitamina A e C, protege a visão e age contra infecções. Por conter fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, colite, cistite e infecções ginecológicas e para diabéticos e hipertensos.
  • para emagrecer: é ideal para desinchar o corpo, tornando-se um aliado na conquista de um ventre mais liso (atenção mulherada amiga). E por ter poucas calorias - apenas 27 numa fatia de 100 gramas - não engorda e facilita a perda de peso. Por ser rico em pectina, aumenta rapidamente a sensação de saciedade.
Como escolher: 
Escolha um melão que apresente a casca firme, sem rachas, partes moles ou furos, que ceda quando se comprime na extremidade (sinal de que está maduro) e que tenha um aroma agradável e suave. Evite os que tenham a casca mole ou aroma muito intenso. Escolha o mais pesado.

Como conservar:
Conservar num lugar fresco e arejado. Não deve ser conservado na geladeira (epa), pois pode alterar o seu sabor. A não ser que já esteja bem maduro ou se já tiver sido aberto. Cobrir com película aderente para não absorver odores de outros alimentos.

Vou já comer o meu!