domingo, 6 de julho de 2014

Especiarias

Assim como as ervas aromáticas, as especiarias são imprescindíveis na cozinha. Não se estragam e normalmente são baratas. Se as assarmos ou esmagarmos levemente, o aroma e o sabor tornam-se mais acentuados.




São infinitas as variedades de especiarias que achamos por aí, mas cada uma tem uma função, e claro, combina com um determinado tipo de ingrediente. As ervas são as partes folhosas de certas plantas. Especiarias identificam raízes, sementes, flores e frutas de certas plantas.

Lembrando sempre que as ervas frescas devem ser usadas no final do preparo, para ficar com mais sabor e aroma. Ao contrário das secas, que devem ser usadas no início do preparo e são ideias para cozidos, caldos e sopas.


Alecrim: carnes assadas, sopas, peixes, aves, batatas, legumes (abobrinha, berinjela, tomate) e pães.

Canela: Frutas assadas ou tortas de frutas, caldas e caramelos, compotas, temperar almôndegas e molhos de carne moída (dá um toque super diferente: 1 colher de café para cada 500g de carne moída), bolos e pães.

Cebolinha: ovos, sopas, cozidos em geral, queijos e patês.

Coentro: ideal para cozidos, sopas, arroz e molho para salada.

Açafrão da terra (Cúrcuma): arroz, cozidos de frango, sopas.

Dill: usar sempre fresco, ideal para salmão, cremes de queijo, batatas cozidas ou qualquer preparo com iogurte.

Anis- estrelado: chás, caldas, compotas e sopas.

Estragão: molho para carnes assadas mais gordurosas, maioneses e aves.

Manjericão fresco: molho de tomate, pizzas, queijos e molho pesto. Experimente também usá-lo no azeite. Quanto maior for a quantidade, mais sabor terá.

Manjerona: em legumes, cogumelos, aves, peixes e pizzas.

Noz moscada: em pão de mel, molho branco, em verduras cremosas como espinafre e escarola refogados com um pouco de creme de leite. Para quem sofre com má digestão, vale a pena um chá com ela ralada.

Orégano: pizzas, em torradas de queijo, em molhos de tomate, pães e com queijos.

Páprica doce ou picante: em cozidos, ensopados, salada de batata, carne porco em geral até mesmo em salsichas. No arroz fica ótimo. Outra dica é dissolvê-la na gordura para fazer farofa. Fica bem amarelinha igual a de restaurantes.

Salsa fresca ou seca: ela é a mais versátil de todas, pode ser utilizada em recheios, molhos, carnes, aves, peixe, no arroz e na farofa. Aonde usá-la ela deixa sabor.

Tomilho: em assados, cozidos, sopas, caldos, aves, carnes vermelhas e em peixes.